Projeto NESTO

segunda-feira, julho 25, 2005

Exercicios com o "La"

Exercício 1: O artigo "La".
 
Coloque quando necessário, o artigo "La" do Esperanto.
 
01.    .... viro iras al la urbo. (O homem vai à cidade)
02.    Ĉiuj ..... amikoj venis al ...... festo. (Todos os amigos vieram à festa)
03.    ...... Petro kaj ...... Karlo iros al Berlino ( O Pedro e o Carlos irão a Berlim)
04.    ...... Virino aperis je la fenestro (Uma mulher apareceu na janela.)
05.    ...... knabo kuris tra la strato (O menino correu através da rua.)
06.    ....... ĉevalo de ..... soldato estis nigra (O cavalo do soldado era negro.)
07.    ....... Mia najbaro estas tre ĝentila (O meu vizinho é muito gentil)
08.    Mi iras al ....... domo de Marta. (Eu vou até a casa de Marta).
09.    ........ Dimanĉo estas ripoza tago (O domingo é um dia de repouso).
10.     ......foiro okazos en ..... Sabato (A feira ocorrerá no sábado)  
11.    Ambaŭ ..... tagoj estos taŭgaj. (Ambos os dias serão propícios).
12.    ..... avino kaj .... nepo estis feliĉaj. (A avó e o neto estavam felizes).
13.    ..... Lundo estas labortago. (Segunda-feira é dia de trabalho).
14.    Mi ŝatas ..... Johanon. (Eu gosto do João).
15.    Mi ne volas.... ĉemizon. ( Eu não quero a camisa).
16.    ...... Amiko frapis sur .... la pordo de mia domo. (Um amigo bateu à porta de minha casa).
17.    Je ĉiuj .... jaroj ni forveturas. (Todos os anos viajamos).
18.    ...... nutraĵoj..... kiujn ni manĝis. (Os alimentos os quais nós comemos).
 


 
Primary Pulmonary Hypertension
Primary Pulmonary Hypertension